Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

A ORIGEM DA FOTOGRAFIA

 

por Jarbas Mattioni

 

O QUE É ARTE?

 

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

 

O QUE É FOTOGRAFIA?

 

A etimologicamente, a palavra fotografia vem do grego, em que “fós” significa luz e “grafis” estilo/pincel. Mas o significado completo é: desenhar com luz e contraste. Teoricamente a definição é a mesma.

 

ONDE SURGIU A FOTOGRAFIA?

 

Para conhecermos a história da fotografia, precisamos voltar no tempo cerca um milênio.

A primeira descrição de algo semelhante à uma máquina fotográfica foi escrita pelo árabe Alhaken de Basora, que viveu há aproximadamente 1000 anos.

Ele descobriu que imagens se formavam no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Algo muito parecido com desenhar com luz e contrastes.

Tal técnica foi utilizada anos mais tarde, formando silhuetas a partir da luz solar, para ajudar artistas a realizar suas pinturas.

Há relatos de que Leonardo da Vinci, datado do século XVI, usufruiu desta técnica chamada de câmara escura.

Se analisarmos a história da fotografia por completo, chegaremos a um resultado pouco convencional.

Visto que fotografar, em suma, é utilizar a luz para reproduzir imagens, como silhuetas, precisaremos voltar para 350 anos antes do nascimento de Cristo, de onde é datada diversas experiências feitas por químicos e alquimistas.

A produção de imagens a partir de um pequeno buraco está servindo à humanidade desde antes de nos darmos conta de como ela é importante.

A criação de uma câmera é provavelmente a parte mais importante da história da fotografia moderna. Acontece que muitos anos antes da construção da primeira câmera nos moldes semelhantes ao que conhecemos seu protótipo inicial já havia sido inventado.

Por volta do século X, o físico e matemático Alhazen relatou um método de observação dos eclipses solares através da utilização da já falada câmara escura, que é nada mais do que uma caixa, quarto ou algo do tipo totalmente fechado, com exceção de um pequeno furo por onde a iluminação de um objeto, como uma vela, passa e sua imagem é reproduzida ao contrário dentro do recipiente/local.

 

AFINAL, QUEM INVENTOU A FOTOGRAFIA?

 

No início desta apresentação foi dito que fotografar é desenhar com luz e contraste.

Mas não é apenas isso; um complemento é a percepção de que a fotografia é uma imagem inalterável que, aí sim, foi desenhada com luz e contraste – ou, em outras palavras, que foi produzida pela ação direta da luz.

O nome da pessoa responsável por estagnar pela primeira vez uma imagem produzida pela ação da luz é Joseph Nicephore Niépce.

Após décadas de diversas experiências, Niépce conseguiu tal feito no sótão de sua casa, na França.

Em 1793, antes de conseguir a primeira fotografia permanente, Niépce conseguiu registrar diversas imagens, só que, em pouco tempo, a própria luz as deteriorava.

Na época, a técnica utilizada era a da câmara escura e, para gravar as imagens, um tipo especial de papel, feito a partir do cloreto de prata.

 

Projeto de Câmara Escura, forma pela qual Niépce conseguiu a primeira fotografia já registrada.

 

Mas foi apenas em 1826, que ele conseguiu sua primeira fotografia de duração indefinida.

Para conseguir isso, a imagem produzida por Niépce foi feita em uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível, chamado de Betume da Judéia.

Foram necessárias por volta de oito horas de exposição à luz solar para que a fotografia fosse tirada. Lembrando que atualmente tal processo leva menos que um segundo.

Niépce batizou o processo da primeira fotografia de “heliografia”, que pode ser entendido como “gravura com a luz do Sol”.

 

Primeira Fotografia do Mundo, registrada por Niépce, a partir da Câmara Escura.

 

 

A PRIMEIRA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

 

Louis Jacques Mandé Daguerre

Daguerre teve a ideia de levar a fotografia para mais pessoas e, para isso, iniciou estudos sobre os métodos de Niépce para que qualquer pessoa, independente do seu nível intelectual, pudesse utilizar os mecanismos de uma fotografia.

Uma visão acima de seu tempo, visto que já planejava que qualquer cidadão pudesse capturar momentos para que eles pudessem durar para sempre.

Com total apoio do governo francês, Daguerre disponibilizou seu trabalho integral para uma forma de pesquisa pública.

Da combinação entre Daguerre e o governo francês, surgiu o daguerreótipo, que nada mais é do que uma máquina fotográfica que pôde, pela primeira vez na história da fotografia, ser comercializado em escala. Pronto! Este foi o marco inicial da era atual da fotografia.

 

 

Primeira Câmera Fotográfica do Mundo, desenvolvida por Daguerre.

 

 

Daguerrótipo, primeiro dispositivo fotográfico, aperfeiçoado a partir da Câmara Escura de Niépce.

Deixe seu comentário: